Máscaras de tecido com ilustrações de sorrisos assinadas por artistas como Ziraldo e Laerte estão sendo distribuídas gratuitamente a profissionais de saúde brasileiros. A iniciativa é do movimento filantrópico Contagiando Sorrisos, iniciativa filantrópica criada em Curitiba que tem se espalhado por várias cidades do país com o objetivo é transmitir mensagens de positividade e aliviar a tensão durante a pandemia de Covid-19. Desde o início das ações cerca de 3 mil máscaras já foram distribuídas.

Máscara de Seiji Sato com as cores do arco-íris
Máscara de Seiji Sato com as cores do arco-íris | Foto: Divulgação

A produção de máscaras divertidas surgiu por uma iniciativa o produtor Conrado da Luz e o publicitário Gabriel Almeida, ambos da agência Remix Promo Criativa, de Curitiba, que tiveram a ideia de dissociar a sensação de tristeza, medo e doença ligadas ao acessório de proteção contra a Covid-19. “Nesse atual momento, a gente ficou pensando em como desenvolver uma ação para ajudar o mundo nesse problema da pandemia, mas sem pensar em vender para uma determinada marca, mas sim fazer algo diferenciado. Quando chegou a história de usar máscara de tecido como alternativa, na hora me veio a ideia do sorriso, da alegria que ele transmite. Isso me contagiou e compartilhei esse conceito com pessoas que passaram a integrar o projeto. E a ideia não parou mais. Essas pessoas estão trabalhando com satisfação pra ajudar o próximo. Isso é muito gratificante”, comenta da Luz.

O convite feito a artistas visuais de diferentes linguagens para estampar sorrisos em máscaras de tecido foi prontamente aceito quadrinistas, cartunistas, ilustradores e grafiteiros. Em seu primeiro mês de atuação, a iniciativa contou com adesão de 35 artistas. Entre eles Ziraldo, Laerte, Paulo Auma, Solda, Seiji Sato, Washington Silvera, André Mendes, Paixão, Debora Santiago, Diana Carneiro, Gabriela Emmerich e Laura Athayde.

Além dos artistas já confirmados, estão feitos contatos com outros nomes. Conforme o projeto for recebendo apoio financeiro de pessoas ou empresas, serão produzidas mais máscaras, priorizando as ilustrações de novos artistas participantes e também aquelas que tiveram maior aceitação na primeira fase. “O objetivo é alcançar 100.000 máscaras doadas, 500 artistas envolvidos e centenas de milhares de ‘sorrisos’ espalhados pelo país”, afirma da Luz.

Máscara criada por Laerte que também participa do projeto
Máscara criada por Laerte que também participa do projeto | Foto: Divulgação

“Contagiando Sorrisos” é um projeto filantrópico, que visa destinar 100% dos recursos arrecadados (por meio de empresas apoiadoras) à produção e doações do maior número possível de máscaras com sorrisos. Além dos artistas, estão trabalhando voluntariamente nesta iniciativa as agências Remix Promo Criativa, Hubox Marketing Digital e Lide Multimídia – Assessoria de Comunicação e a consultoria Estesia Business Inovation.

O projeto que começou com recursos próprios está em busca de novos parcerias para dar continuidade à iniciativa. Para aderir ao movimento, empresas interessadas colaboram investindo na produção de 1.000 máscaras, sendo que ficará com 500 unidades para doar; as outras 500 ficam com o projeto, para serem distribuídas gratuitamente em ações de doação. A empresa colaboradora pode optar por fazer sua própria ação de distribuição das máscaras ou deixar este trabalho para a equipe do projeto, indicando uma instituição da preferência da empresa, ou destinando as máscaras para uma entidade cadastrada na base do projeto, atendendo pessoas em vulnerabilidade.

As primeiras empresas parceiras do Contagiando Sorrisos são Klabin, Novozymes e Construtora Laguna. As ações de distribuição tiveram início em Curitiba, onde o projeto se originou, e já se espalharam por várias outras cidades do Paraná e do Brasil, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília, entre outras, fazendo com que as máscaras com sorrisos chegassem a unidades médicas, entidades de apoio, casas de repouso, comunidades carentes e a uma aldeia indígena.

Empresas e pessoas físicas interessadas em colaborar com o projeto podem obter mais informações acessando o site site .